True{

Densitometria óssea: conheça tudo sobre esse exame

08/09/2022

fonte: Assessoria de imprensa Via Imagem

A densitometria óssea é um exame de imagem muito parecido com o raio-x, que serve para analisar o volume de minerais, a densidade dos ossos do corpo, avaliar a fragilidade e porosidade dos ossos, além de ser muito eficaz na detecção de osteoporose e osteopenia. O exame possibilita a obtenção de diagnósticos precoces, a prevenção de futuras fraturas e é fundamental para a realização de tratamentos adequados.

O médico especialista avalia a coluna lombar, o fêmur proximal e/ou o antebraço, podendo também verificar a massa magra e massa adiposa, nível de nutrição e musculatura

O que são osteoporose e osteopenia?

Osteoporose

Uma doença progressiva que aumenta os riscos de fraturas na coluna vertebral, pulsos, e fêmur, ao deixar os ossos porosos e frágeis com a perda de densidade óssea. Apesar de ser uma doença que surge em homens e mulheres, é mais comum afetar mulheres que estão na fase da pós-menopausa, quando a produção de estrógeno diminui.

Osteopenia

É uma doença que promove a perda gradual de massa óssea, tornando os ossos quebradiços e frágeis, aumentando os casos de fraturas nas partes do corpo humano. Essa doença pode levar à osteoporose e problemas mais sérios, caso não seja diagnosticada e tratada de forma adequada.

Inclusive, diversos fatores são responsáveis pelo surgimento dessas duas doenças, por exemplo: tabagismo, histórico familiar da doença, deficiência na produção de hormônios, sedentarismo, consumo excessivo de álcool, baixa exposição à luz do sol, falta de vitamina D e cálcio, alguns tipos de medicamentos e doenças reumatológicas, endócrinas e hepáticas.

Quando fazer esse exame?

Mulheres que apresentam sinais de osteopenia ou osteoporose ou que têm idade a partir de 65 anos- quando os ossos enfraquecem e se quebram com mais facilidade-, devem fazer esse exame. Por isso, realizar esse exame, de acordo com as orientações fornecidas por um médico especialista, é fundamental.

Como funciona?

Esse exame tem a duração de 10 a 15 minutos apenas, e funciona da seguinte forma: o paciente fica deitado em uma maca encaixada ao aparelho, e, como em um exame de raio-x, é possível captar imagens dos quadris e coluna. Desta maneira, o exame de densitometria óssea é muito simples, não invasivo, indolor, e a intensidade radioativa utilizada para captar as imagens é muito baixa e não oferece riscos à saúde.

Contraindicações

Apesar do exame utilizar a radiação em níveis muito baixos, pacientes grávidas ou com suspeita de gravidez não podem fazer esse exame. Se a mulher diagnosticada com osteoporose ou osteopenia ficar grávida, o ideal é fazer esse exame e o acompanhamento quando a gestação chegar ao fim. Além disso, na hora de fazer o exame é preciso retirar brincos, colares, pulseiras ou qualquer outro acessório de metal.

Onde fazer?

Agora que você já sabe tudo sobre a utilidade desse exame, como funciona, as contraindicações e quando deve fazer, saiba também que o exame de densitometria óssea pode ser realizado em nossa unidade. Consulte um médico especialista e, caso seja necessário, agende seu horário conosco.

}