True{

Diferenças entre tomografia computadorizada e ressonância magnética

25/08/2022

fonte: Acessoria de imprensa ViaImagem

A tomografia computadorizada e a ressonância magnética são exames de imagem tecnológicos e inovadores que, visualmente, se parecem muito, mas possuem algumas diferenças. Continue lendo para saber mais sobre cada um desses exames.

Tomografia computadorizada

O exame de tomografia computadorizada é utilizado para analisar e diagnosticar problemas nos ossos (após acidentes) e órgãos; sinais de derrames; obstruções de artérias e complicações nos pulmões. Na maioria das vezes, em casos emergenciais.

Na tomografia computadorizada, feixes de radiação são emitidos por um tubo localizado em um lado da máquina para outro lado, onde há um dispositivo que recebe esses feixes. Esse exame, na prática, funciona da seguinte maneira: o paciente se deita na mesa e esses feixes de radiação atravessam seu corpo, permitindo que o dispositivo crie imagens nítidas e detalhadas.
Além disso, com a tecnologia se tornando cada vez mais inovadora, é possível usufruir dos benefícios que o 3D proporciona, como, por exemplo: a mesa pode se movimentar e captar imagens em 360º, o que promove rapidez ao exame e excelência no diagnóstico.

Ressonância magnética

Enquanto isso, a ressonância magnética é usada para diagnosticar e avaliar possíveis complicações nos músculos; cartilagens; e órgãos, como o fígado, coração e o cérebro.

Na ressonância magnética, um aparelho é responsável por criar campos magnéticos e emitir ondas de rádio para o corpo, fazendo com que esses elementos interajam para, assim, transformar essas ondas em imagens precisas de doenças, e descobrir complicações que acometem a saúde do paciente ou até mesmo lesões muito pequenas. Isso acontece devido aos átomos de hidrogênio presentes no corpo que se alinham ao campo eletromagnético quando a máquina está ligada. Então, o movimento gerado cria ondas de radiofrequência que logo são captadas por uma bobina corporal.

Sobre os contrastes

Os contrastes são os remédios utilizados para realçar partes específicas do corpo e aprimorar a análise do médico, o que garante um diagnóstico ainda mais detalhado. Portanto, caso o médico sinta a necessidade de visualizar uma área do corpo para alcançar um diagnóstico mais preciso, provavelmente essa substância à base de gadolínio será aplicada na veia do paciente. Mas não há com o que se preocupar, pois esse remédio não causa nenhuma reação adversa e é eliminado pela urina em até 24h.

São exames de rotina?

Não. A tomografia computadorizada e a ressonância magnética sempre serão solicitadas por um médico para investigar sinais de alguma doença que pode ser detectada por esses exames. E claro, as orientações médicas são indispensáveis para realizar tanto a tomografia computadorizada quanto a ressonância magnética.

Cuidados para realizar os exames

Para realizar os exames com mais segurança, é extremamente importante retirar relógios, brincos, colares, roupas com botões e zíperes ou qualquer outro acessório de metal. Seguir corretamente todas as instruções fornecidas pelo técnico/tecnólogo que realizará seu exame é essencial para garantir um exame tranquilo e sem complicações. Caso precise chamar por alguém, basta apertar a campainha que é fornecida a você antes do exame.

}