True{

Mamografia, ultrassom de mamas e pélvico: qual a diferença?

01/06/2023

fonte: Assessoria de imprensa via imagem

Os exames de imagem são verdadeiros aliados da saúde. Por meio deles, muitas doenças são diagnosticadas precocemente, aumentando as chances de cura. A mamografia, o ultrassom de mamas e pélvico são exames que auxiliam na conduta médica, oferecendo mais precisão no diagnóstico. Saiba um pouco mais sobre esses 3 importantes exames:

Mamografia

É o principal exame indicado para o rastreamento do câncer de mama. A mamografia consegue visualizar alterações mínimas, antes mesmo que a mulher apresente qualquer manifestação clínica.

Devido à sua alta resolução, a mamografia permite detectar tumores no estágio inicial, fator decisivo para o êxito do tratamento e para a cura do câncer de mama.

Alterações que a mamografia pode detectar:

• Nódulos;
• Cistos;
• Assimetrias;
• Calcificações;
• Microcalcificações.

Diante de uma suspeita ou sintoma, a mamografia pode ser solicitada em qualquer idade. Com relação ao rastreamento do câncer de mama, ela é indicada para mulheres a partir dos 40 anos, quando a incidência da doença é maior. Em mulheres com casos de câncer de mama na família ou histórico pessoal de outro tipo de tumor, a investigação deve começar ainda mais cedo, de acordo com a orientação médica.

Os resultados da mamografia

Os resultados da mamografia seguem padrões estabelecidos mundialmente, de acordo com um sistema de classificação conhecido como BI-RADS:

• BI-RADS 0 – Inconclusivo;
• BI-RADS 1- Normal;
• BI-RADS 2- Alteração benigna;
• BI-RADS 3- Provável alteração benigna. O risco de malignidade é de 2%;
• BI-RADS 4- Provável alteração maligna;
• BI-RADS 5- As chances de câncer são de 95%;
• BI-RADS 6- Confirmação do câncer.

A partir de qualquer alteração na mamografia, outros exames complementares poderão ser solicitados, entre eles, o ultrassom de mamas.

Ultrassom de mamas

As ondas sonoras do ultrassom geram imagens da estrutura interna das mamas, auxiliando na identificação das alterações encontradas. Entre outras funções, o ultrassom de mamas permite identificar a natureza de uma lesão, como, por exemplo, se ela é maligna ou benigna e se é sólida ou cística.
Geralmente, o ultrassom é mais indicado para mulheres mais jovens, que possuem mamas densas. Essa característica pode dificultar a visualização de alterações na mamografia.

Mas, atenção! O ultrassom não substitui a mamografia. Ele complementa a investigação.

O ultrassom de mamas é indicado quando:

• A mamografia apresenta alterações anormais;
• O resultado da mamografia é inconclusivo;
• Há suspeita de alterações em mamas masculinas, como a ginecomastia, por exemplo.

Além disso, esse exame também é indicado para investigar alterações que foram palpadas no exame clínico e não foram vistas na mamografia; para investigação de cistos e nódulos em gestantes; e para guiar a realização de biópsias.

Ultrassom pélvico

É realizado pela superfície abdominal. Nas mulheres, o exame visualiza as estruturas e os órgãos da região pélvica, entre eles útero, ovários, trompas e bexiga. Nos homens, o exame é indicado para a avaliação da bexiga e da próstata.

O ultrassom pélvico é utilizado para diagnosticar doenças e distúrbios do sistema urogenital, assim como investigar sintomas como dores e sangramentos fora do ciclo menstrual. Ele também pode ser usado para o acompanhamento de doenças e de gestantes.

Muitas doenças só podem ser curadas quando descobertas precocemente. O câncer de mama e o de próstata, por exemplo, possuem altas taxas de cura se forem diagnosticados no estágio inicial. Somente com a realização de exames de imagem é possível detectar qualquer alteração antes mesmo que haja algum sintoma ou manifestação clínica.

}