True{

O que é o ultrassom com Doppler?

01/06/2023

fonte: Assessoria de imprensa via imagem

O ultrassom com Doppler é um exame de imagem que combina a ultrassonografia convencional com o efeito Doppler para avaliar o fluxo sanguíneo em diferentes partes do corpo. Ele permite visualizar e avaliar o movimento e a velocidade do sangue nos vasos sanguíneos ou artérias. Por isso, sua utilização é comum em diversas áreas da medicina, como cardiologia e obstetrícia, auxiliando na detecção de doenças vasculares, como trombose venosa profunda, estreitamento das artérias (estenose), aneurismas, avaliação do fluxo sanguíneo fetal, entre outros.

Alguns dos principais tipos de ultrassom com Doppler são:

Doppler Colorido: é uma técnica que utiliza cores para representar a direção e a velocidade do fluxo sanguíneo em tempo real. Geralmente, o fluxo sanguíneo representado em vermelho é o que vai em direção ao transdutor, enquanto o fluxo representado em azul é o que se afasta do transdutor.

Doppler Espectral: é uma técnica que mostra a velocidade do fluxo sanguíneo em uma determinada região ao longo do tempo. Aliás, o eixo horizontal no exame mostra a velocidade do fluxo, e o eixo vertical, a quantidade. O Doppler Espectral é útil para identificar possíveis obstruções nas artérias ou veias.

Doppler Contínuo: avalia situações em que a velocidade do fluxo sanguíneo é muito alta, como em certas doenças cardíacas ou em avaliações vasculares específicas. Ele fornece informações contínuas sobre a velocidade do fluxo, mas não consegue distinguir a direção do fluxo.

Para que serve o ultrassom com Doppler?

O ultrassom com Doppler serve para avaliar o fluxo sanguíneo de órgãos vitais, como coração, cérebro, fígado, rins, além de outras regiões, como as pernas e o pescoço. Dessa forma, ele consegue identificar obstruções ou estreitamentos nas veias, artérias e capilares, avaliar a eficiência da circulação sanguínea e auxiliar no diagnóstico de diversas condições, como doenças cardíacas, trombose venosa profunda, aterosclerose e aneurismas.

Além disso, o ultrassom com Doppler também é bastante útil durante a gestação, mais especificamente no terceiro trimestre, para verificar se o fluxo sanguíneo da mãe para o feto através da placenta ocorre da forma certa.

Como é a realização desse exame?

Durante o exame de ultrassom com Doppler, um transdutor de ultrassom é colocado sobre a pele na região do corpo a ser examinada. Esse transdutor emite ondas sonoras de alta frequência que penetram nos tecidos e refletem de volta quando encontram estruturas, como órgãos e vasos sanguíneos. A partir disso, o efeito Doppler mede a mudança na frequência dessas ondas sonoras refletidas à medida que são desviadas pelo fluxo sanguíneo.

A técnica do Doppler é versátil e se aplica a várias situações. Além disso, a escolha do seu tipo depende da região do corpo que precisa ser avaliada e dos objetivos clínicos específicos. Aliás, algumas das regiões do corpo em que esse exame pode ser feito são: pescoço, abdome, extremidades e coração.

Se você quer saber mais sobre os benefícios do ultrassom com Doppler, converse com seu médico e agende um horário para realizar esse exame!

}