True{

Ressonância Magnética

01/12/2022

fonte: Assessoria de imprensa Via Imagem

O que é a ressonância magnética?

 

Um dos exames mais precisos quando a necessidade é o diagnóstico por imagem, a ressonância magnética é capaz de produzir imagens de alta resolução de qualquer parte do corpo com muita clareza e de detectar lesões mínimas de até 1 mm de extensão, por meio de um equipamento de última geração que não utiliza radiação ionizante, para uma análise clínica mais consistente na investigação de patologias.

 

Quando é indicada?

 

Entre suas inúmeras indicações, pode ser solicitada para verificar:

 

• Doenças neurológicas;

• Vasos sanguíneos;

• Lesões musculares de esportistas;

• Órgãos Internos;

• Tumores cerebrais;

• Doenças na medula espinhal;

• Hérnias de disco;

• Tecidos moles;

• Lesões tendíneas, entre outras.

 

Como o exame é realizado?

 

Por meio de um equipamento que faz a combinação entre um campo eletromagnético e ondas de radiofrequência.

 

A colaboração do paciente é de extrema importância: ele terá que permanecer imóvel durante todo o exame. Além disso, para a realização do exame, o paciente fica no interior de um aparelho que é aberto em ambos os lados, o qual emitirá os sinais que serão captados e transformados em imagens por um computador. O procedimento pode ter uma duração de 20 a 60 minutos, dependendo da região que estiver sendo analisada.

 

É semelhante a uma tomografia?

 

Apesar dos aparelhos para a realização desses exames apresentarem algumas semelhanças, eles são diferentes. A tomografia envolve a radiação ionizante. A ressonância não envolve radiação, apenas um campo magnético.

 

Algumas informações importantes:

 

• Antes de entrar no aparelho da ressonância magnética, é necessário que retire relógios, brincos, colares, correntes ou qualquer outro objeto de metal. Além disso, não poderá portar celular e cartões magnéticos. O equipamento possui um forte campo magnético, por isso, os itens acima não poderão entrar na sala de exame em hipótese alguma;

• Deverá permanecer tranquilo e atento a todas as solicitações e orientações feitas pelo profissional responsável;

• Se desejar mencionar algo durante o atendimento, terá que apertar uma campainha que será entregue em sua mão antes do exame;

• É totalmente indolor.

 

Precisa do uso de contraste?

 

A maioria dos exames de ressonância magnética não são realizados com o uso do contraste, que é uma medicação segura que tem como base uma substância chamada gadolínio, utilizada em determinados casos, com a autorização do paciente, para melhorar a visibilidade no exame. Se utilizada, será eliminada por meio da urina em até 24 horas.

 

Há alguma contraindicação para a ressonância magnética?

 

Sim, para pacientes que possuem marca-passo cardíaco (não adequado para esse exame), prótese de ouvido, clipe (grampo) cirúrgico de aneurisma e neuroestimuladores. Sendo assim, é indispensável que informe a sua situação antes da realização do exame.

 

Importante ressaltar

 

Todo exame deve ser precedido de uma indicação médica. Geralmente, são solicitados após uma consulta, devido a presença de algum sintoma, ou pela necessidade de um check-up.

 

Antes da realização de qualquer exame, você deverá atentar-se ao modo de preparo, pois cada um exige um preparo e orientações específicas.

 

O conteúdo foi relevante para você? Compartilhe e leia também os demais artigos do blog.

}