True{

Tudo o que você precisa saber sobre a mamografia

01/10/2022

fonte: Assessoria de imprensa Via Imagem

Neste mês de outubro, acontece a campanha de conscientização sobre a importância do combate ao câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é um dos tipos de câncer que mais afetam as mulheres em nosso país. Inclusive, somente em 2021 foram diagnosticados mais de 60 mil novos casos.

O câncer de mama é uma doença caracterizada pela multiplicação de células anormais que promovem o desenvolvimento de tumores capazes de invadir e prejudicar outras células do organismo.

A mamografia está relacionada diretamente com este tema, por isso, continue a leitura para saber o que é esse exame, para que serve, quem deve fazê-lo, e como se preparar para realizar a mamografia.

O que é a mamografia e para que ela serve?

A mamografia é um exame de imagem indolor e não invasivo muito eficaz no rastreamento e detecção de nódulos ou lesões não palpáveis no tecido mamário. É por meio desse exame que se torna possível identificar e diagnosticar precocemente tumores malignos, como o câncer de mama, por exemplo. Inclusive, ao diagnosticar o câncer de mama precocemente, a mamografia promove chances de cura de até 95%.

Quem deve realizar esse exame?

Praticar o autoexame frequentemente é um hábito que as mulheres de todas as idades devem adotar. No entanto, de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), é recomendado que esse exame seja realizado anualmente por mulheres com idade superior a 40 anos.

Além disso, o exame de mamografia não deve ser feito por mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez. Afinal, a radiação emitida durante o exame pode prejudicar a saúde e o desenvolvimento saudável do bebê.

Como se preparar para realizar o exame de mamografia?

Se preparar corretamente é muito importante para que você consiga realizar o exame de mamografia sem complicações ou imprevistos. Confira as dicas a seguir:

  • Leve seus documentos pessoais e a solicitação médica;
  • Não use cremes, desodorantes ou talcos nas mamas e axilas;
  • Compareça com 15 minutos de antecedência;
  • Leve seus exames anteriores de mamografia ou outros exames de mama que você realizou recentemente.

O câncer de mama é uma doença muito grave que, caso não seja tratada corretamente, pode levar à morte. Portanto, praticar o autoexame frequentemente e consultar um médico especializado regularmente é essencial para diagnosticar precocemente o câncer de mama e dar início ao tratamento adequado o quanto antes.

Não se esqueça de que o exame de mamografia é indispensável para cuidar da sua saúde. Afinal, diagnósticos precoces salvam vidas!

}